segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cinco cearenses que estavam no navio desembarcam em Fortaleza.

Cinco dos 17 cearenses que estavam a bordo do navio que naufragou na Itália na sexta-feira (13) desembarcaram nesta segunda-feira (16) pela manhã no aeroporto de Fortaleza por volta das 8 horas (horário local). Todos são de uma mesma família que comemorava as bodas de ouro dos avós em uma viagem pela Europa.''Estou feliz. É uma sensação muito agrável chegar em casa'', disse Leila Pinto, uma das sobreviventes, ao desembarcar .''É bom estar em terra'', afirmou Plínio Ramos, neto dos organizadores da viagem. Os demais decidiram ficar no Recife para descansar e voltar ao longo do dia, de acordo com Antonio Coelho Cardoso, parente do grupo. Os primeiros a chegar embarcaram em Lisboa em voo para Salvador (BA), com escala no Recife.
Vítimas
Bombeiros encontraram o corpo da sexta vítima do naufrágio durante a madrugada desta segunda-feira (16). O corpo estava em uma seção não inundada do navio. O homem era um passageiro e vestia um colete salva-vidas. A identidade não foi revelada.
A embaixada dos Estados Unidos informou em sua página do Facebook que 118 de 120 passageiros americanos foram encontrados.
Também há dois casais franceses e uma pessoa de nacionalidade não revelada entre os desaparecidos. A nacionalidade dos tripulantes desaparecidos não foi informada.
No domingo, três pessoas foram resgatadas com vida do interior do barco. Marrico Giampetroni, comissário-chefe de bordo do navio foi retirado e içado de helicóptero, pois tinha uma perna quebrada. Ele foi levado a um hospital da cidade de Grosseto, no continente.
O acesso ao tripulante foi difícil, porque os resgatistas tiveram de atravessar regiões alagadas dentro do navio, que virou e está parcialmente submerso no Mar Mediterrâneo.
O acidente
O navio chocou-se contra uma rocha, encalhou em um banco de areia próximo à ilha de Giglio, na Toscana, região central da Itália, teve seu casco quebrado, virou e ficou parcialmente submerso.
No total, 12 navios e nove helicópteros foram mobilizados para verificar se há alguém no mar, segundo o porta-voz da capitania de Livorno, Emilio Del Santos.
A capitania de Livorno, o maior porto da Toscana, anunciou a abertura de uma investigação sobre a causa do acidente e como os passageiros foram resgatados.
A "caixa-preta" do navio, dispositivo com o registro da sua trajetória, já foi encontrada e está sendo examinada. Francesco Verusio, procurador-chefe de Grosseto, disse que o exame deve estar pronto em dois dias.
Brasileiros
Havia 53 brasileiros a bordo - 47 passageiros e 6 tripulantes -, mas não há notícias de brasileiros entre os mortos, feridos ou desaparecidos, segundo o Itamaraty.
A empresa Costa Cruzeiros, por intermédio de sua assessoria de imprensa no Brasil, deixou disponíveis os seguintes números de telefone para informações sobre os brasileiros, em São Paulo: 55-11-2123-3673 e 55-11-2123-3679.
 As informações são do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário