quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ELEIÇÕES;Wilma afirma que Natal é prioridade para o PSB.

Apesar de ainda não afirmar claramente que disputará as eleições deste ano, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) articula nos bastidores o fortalecimento da sua candidatura a prefeita de Natal. Ela já começou a conversar com os potenciais aliados para o pleito. Em entrevista ao Diário de Natal, Wilma de Faria disse que abriu diálogo com PSD, PPS, PHS e PCdoB, além de manter uma relação próxima com PT e PDT, que lançaram as pré-candidaturas do deputado estadual Fernando Mineiro e do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, respectivamente.

De acordo com a ex-governadora, a definição oficial sobre sua candidatura a prefeita ocorrerá no final de março. No entanto, ela adiantou que a eleição na capital será prioritária para o partido. "O PSB colocou a retomada do fortalecimento em Natal como prioridade. Temos compromisso com o futuro da cidade. Vamos discutir os problemas e apresentar soluções. Uma das questões que me preocupa muito, por exemplo, é o atraso nas obras de mobilidade urbana", declarou a pessebista.

Wilmade Faria comentou a relação com os pré-candidatos Fernando Mineiro e Carlos Eduardo, potenciais aliados para este ano. "Mantemos o diálogo, sempre respeitando os projetos deles", frisou. No entanto, ela criticou o posicionamento do pedetista, que declarou admitir conversar sobre composição política com DEM, PSDB e PMDB, em caso de divisão do bloco que se opõe ao governo Rosalba Ciarlini (DEM) e à gestão Micarla de Sousa (PV). "Esse posicionamento é incoerente com a postura oposicionista. Fazemos oposição porque as coisas não andam bem no governo", ponderou.

Diálogo

Questionada sobre a reaproximação política com o vice-governador Robinson Faria (PSD), a pré-candidata se mostrou motivada a voltar a compor com o pessedista. "Já conversei com Robinson e com Fábio. Estamos dialogando. Houve o chamamento das duas partes para a formação de uma parceria. Eu mesma o convoquei para somar com a oposição. Mas, uma aliança é firmada mesmo durante as eleições. Além de Natal, temos afinidades em outros municípios. Vamos buscar somar no interior e na capital", afirmou.

Na visão da ex-governadora, o lançamento de múltiplas candidaturas em Natal seria saudável para a democracia, pois, segundo ela, possibilitaria mais opções de ideias para a população escolher. No entanto, Wilma de Faria enfatizou que o cenário ainda está indefinido. Para a pessebista, a divisão da oposição em múltiplas candidaturas não enfraqueceria o grupo.

"Um pleito com várias candidaturas é mais democrático, mas não significa que será dessa forma. Vai depender das articulações. Não acredito que a oposição ao governo do estado e à prefeitura de Natal saia desgastada dessa eleição, pois a população desaprova as duas administrações. A situação delas é muito complicada", analisou.

Sobre as pesquisas de opinião divulgadas até o momento, que a colocam em segundo lugar na preferência do eleitorado, Wilma disse que há "desinteresse da população pelo pleito". Na avaliação da pré-candidata, Carlos Eduardo, que lidera as sondagens, tem sido beneficiado pela desaprovaçãoda prefeita Micarla de Sousa (PV). "Pesquisa é o retrato de momento. Os resultados de agora mostram um acirramento entre a gestão passada e a atual, o que tem beneficiado Carlos Eduardo", finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário