quarta-feira, 4 de abril de 2012

Serviços terão horário especial durante feriado

Com a proximidade da sexta-feira Santa a população se prepara para antecipar os compromissos, como acontece nos feriados prolongados. Amanhã será o último dia útil bancário da semana, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nesta quinta-feira as repartições públicas estaduais e municipais não funcionarão, conforme indicam os decretos publicados no Diário Oficial do Estado de ontem e no Diário Oficial do Município. Este publicado hoje.

No feriado da Semana Santa o comércio vai funcionar de forma diferenciada na sexta-feira da paixão (06). O mais tradicional centro comercial da capital vai fechar, assim como o centro comercial da Zona Norte. Já no centro da Cidade os grandes magazines abrem em horários especiais, como a tradicional das 9h até 16h, facilitando a vida de quem ainda procura os desejados ovos de chocolate, símbolo da páscoa e do renascimento.

Os pescados, que compõem os pratos mais consumidos entre os religiosos na Sexta-Feira Santa, podem ser encontrados nas grandes redes de supermercados, que abrirão normalmente  durante o final de semana prolongado. As feiras livres também são opções para compras. As mais tradicionais da cidade acontecem no domingo, como as da rua São José, em Lagoa Seca, a da Cidade da Esperança e Quintas. A feira do Alecrim vai funcionar normalmente no Sábado de Aleluia.

Serviços fundamentais para a população, como a coleta e transporte de lixo também vão funcionar durante todo o feriado. As informações são Mounarte Brito, diretor de Operações da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana). "A coleta será realizada de acordo com as escalas para cada região, como acontece em dias normais. Todos os funcionários deste setor já foram informados", explicou o diretor.

De acordo com o Seturn amanhã a maioria das empresas circulam com 70% da frota. Já no  feriado de sexta-feira Santa a frota será reduzida em 40%.

Igreja tem programação especial

Para a Igreja Católica estamos na semana mais importante de todo o ano litúrgico, que é o calendário religioso. De acordo com os ensinamentos, acontece durante a Semana Santa o que fundamenta a fé para os cristãos. "Sem a celebração da Semana Santa nós não teríamos a fé, que se fundamenta na ressurreição de Cristo. Por isso estamos celebrando a paixão, morte e ressurreição de Jesus", ensina Padre Aerton Sales da Cunha.

A preparação para a Semana Santa vem desde a quarta-feira de Cinzas, com a finalização dos festejos de carnaval. Ao todo são 40 dias de preparação, período chamado de quaresma. Durante esse tempo a igreja convida os fiéis para fazer uma revisão da vida, um exame de consciência e também a lançar um olhar diferente para a conversão e para a penitência, o que acaba por levar os fiéis à confissão.  "Durante a quaresma é tempo de confissão, o que acaba de preparar os católicos para a páscoa", lembrou Pe. Aerton Sales.

Na tarde de ontem, na Catedral Metropolitana, na Cidade Alta, cerca de 100 pessoas aguardavam o momento da confissão. Ao todo oito padres, de diferentes paróquias recebiam os fiéis para esse momento de reflexão.

Amanhã na Catedral terá a tradicional missa dos Santos Óleos, às 18h será a Missa Lava pés. Na sexta-feira da Paixão há a celebração da Paixão e Procissão do Senhor Morto. No sábado de Aleluia às 20h será a Vigília Pascal e no domingo de Páscoa às missas serão às 11h e 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário