terça-feira, 22 de maio de 2012


Em 30 anos, Adote atende mais de mil pessoas no RN


Fundada em 4 de abril de 1982, a Associação de Orientação de Deficientes-Adote realiza trabalhos filantrópicos de educação, reabilitação e arte com crianças e adultos portadores de necessidades especiais. A instituição completa 30 anos em 2012 e comemora hoje na sede da rua Aracati, número 30, Cidade da Esperança, com funcionários, colaboradores e os 1.150 atendidos.
Aldair DantasAlém de pessoas portadoras de deficiências auditivas, a instituição tem escola e atendimento de saúdeAlém de pessoas portadoras de deficiências auditivas, a instituição tem escola e atendimento de saúde

A Adote atende portadores de deficiências, além das pessoas com problemas auditivos e visuais, com consultas médicas, odontológicas, de Fiosioterapia, psicológicas, e de assistência social, além das aulas de dança e esportes. Os interessados nos serviços ligam para a instituição e marcam horários para os atendimentos com os profissionais. Além das consultas, a Adote mantem uma escola, com 246 crianças, variando entre o 1º e o 5º ano.

A Associação é mantida com apoio de entidades públicas e através de doações voluntárias de empresas e pessoas físicas. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e as Municipal e Estadual de Educação (SME e Seec) contribuem para o funcionamento da Adote, além do Ministério da Saúde, através do SUS. Segundo Flávia Azevedo, assistente social da Casa, os convênios são realizados de formas diferentes. Para a Semtas e para o SUS a Associação serve como suporte às demandas de atendimentos. O Ministério da Saúde e a Prefeitura compram os serviços oferecidos pela Adote para os pacientes que não dão conta em suas instâncias, já as pastas da educação contribuem cedendo profissionais para o trabalho na instituição.

O número de doadores voluntários assíduos, que contribuem com quantias em dinheiro todos os meses, gira em torno de 7 a 8 mil. Do total de funcionários, apenas cinco trabalham voluntariamente. O restante recebe da Associação, ou foi cedido pelas entidades públicas. Todo o trabalho da Adote é feito sem fins lucrativos, mas precisa de bastante dinheiro para ser realizado. O motivo da comemoração da instituição tem como objetivo maior a divulgação das atividades desenvolvidas pelos profissionais, para tentar conseguir mais parceiros. Os interessados em ajudar de alguma forma a instituição devem ligar para o número 3205-2300, e pedir para ser repassado para o setor de telemarketing, em caso de doações monetárias, ou para o setor de assistência social, para a realização de outros serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário