quinta-feira, 14 de junho de 2012


Portugal é o único pais "resgatado" com inflação acima da média do euro
A taxa média de crescimento dos preços nos países da Zona Euro desacelerou para 2,4% em Maio, anunciou hoje o Eurostat. Portugal continua a ser o único país "resgatado" da união monetária onde a inflação persiste acima da média da região.
A taxa de inflação média na Zona Euro voltou a recuar pelo segundo mês consecutivo em Maio. O valor divulgado esta manhã pelo organismo estatístico daUnião Europeia cifra a inflação em 2,4%, o que compara com 2,6% em Abril e 2,7% em Maio do ano passado.

Ainda que em abrandamento, Portugal continua a apresentar um ritmo de crescimento dos preços mais acelerado do que a média do euro, 2,7%, sendo o único dos três países da união monetária sob programa de assistência externa em que a inflação supera a média. Segundo o INE, os bens e serviços incluídos na classe “Habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis” deram a maior contribuição positiva para a taxa de variação homóloga do índice de preços, estando 10% mais caros do que há um ano. Já nas contribuições negativas para a variação homóloga do IPC, o INE salienta a classe do Vestuário e Calçado, bens cujo preço médio era em Maio 5,47% inferior ao praticado um ano antes.

Na Grécia, a taxa foi de 0,9% em Maio (é a mais baixa de toda a União Europeia, igualada pela observada na Suécia); na Irlanda foi de 1,9% - valor que coincide com a subida de preços em Espanha, que recebeu na semana passada a promessa de um empréstimo europeu até 100 mil milhões de euros destinado a recapitalizar parte da sua banca.Na Alemanha, maior economia do euro, a taxa de inflação permaneceu inalterada em Maio em 2,2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário