terça-feira, 26 de junho de 2012

Venha-Ver RN comemora nesse dia 26 de junho 20 anos de emancipação política






O Município de  Venha-Ver/RN  festeja  nesse dia 26/06 o aniversario  de 20 anos de emancipação política da cidade ,parabéns venha-ver pelos  20 anos de progresso e prosperidade que  essa cidade  exibe com muito orgulho, cada  um tem orgulho de  sua terra natal.
venha-ver é uma cidade linda  que merece todo  nosso carinho e respeito .
parabéns  a todos  venhaveense e  a  todos que fizeram  as  raízes desse pedacinho de "CÉU" .

Meus parabéns  a Expedito salviano que  construiu esse pedacinho de céu que é  "VENHA-VER/RN"
                             A ORIGEM DO NOME VENHA-VER/RN
comunidade de Venha-Ver foi originada por duas famílias: uma de judeus e outra de holandeses.
Uma explicação para a origem do termo "Venha-Ver" é contada por mais antigos. Dentre elas, a mais falada e mais conhecida por patriarcas se refere a um namoro entre uma filha de um fazendeiro e um de seus escravos. O fazendeiro ficou descontente com essa amizade, mandando sua filha para uma outra região. Algum tempo depois, esse fazendeiro foi à procura de sua filha em uma manhã, no dia de sua partida, quando recebeu de uma de suas escravas a informação de que sua filha estaria proseando com o namorado. O fazendeiro não acreditou na conversa, por isso, a escrava que havia contado essa história chamou a filha do fazendeiro para comprovar que a informação era verdadeira. A escrava, enfrentando o patrão revoltado, disse Venha ver. Algum tempo depois, esse povoado passaria a se chamar de "Venha-Ver".
Outra explicação para a origem do nome é relacionada aos fortes traços de cultura judaica (praticada inconscientemente pela população, que descende principalmente de cristãos novos), e é descrita como uma provável fusão da forma verbal "vem" (forma conjugada da terceira pessoa do singular do presente do indicativo da forma verbal vir, em língua portuguesa) com o termo hebraico “chaver” (que se pronunciaráver), cujo significado é amigo, companheiro. Ao longo do tempo, Venha-Ver foi sobressaindo entre as comunidades pertencentes a São Miguel, crescendo na produção agrícola e a nível populacional.
Algum tempo depois, o povoado passaria a se chamar "Venha-Ver", experimentando um crescimento gradativo por causa da força de sua população. Em 12 de agosto de 1963, a lei estadual no 2903 cria o distrito de Padre Cosme (que corresponde hoje ao município de Venha-Ver), pertencente ao município de São Miguel. Finalmente, em 26 de junho de 1992, o distrito de Padre Cosme ganhou autonomia política, através da lei estadual nº 6.302, desmembrando-se do município de São Miguel e tornando-se município do Rio Grande do Norte, com o nome de Venha-Ver. Entretanto, a instalação oficial do município só ocorreu em 1997, com a posse do primeiro prefeito do município, Expedito Salviano, eleito para o cargo em 1996 e reeleito em 2000. Em 2004, foi eleita a primeira mulher prefeita do município, Maria do Socorro Pessoa Fernandes, entretanto, seu mandato foi marcado por abusos que deixaram o município em situação de abandono, por isso a prefeita não conseguiu se reeleger em 2008, sendo derrotada pelo ex-prefeito Expedito Salviano, que ganhou as eleições daquele ano e foi reconduzido ao cargo em 1º de janeiro de 2009, sendo prefeito até os dias atuais





                                    
 PRAÇA





CASA  ANITGA






                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário