domingo, 29 de julho de 2012


Feira quer inspirar empreendedores


Tirar as ideias do papel e ter iniciativa para montar um negócio. É para dar esse e outros estímulos que o Sebrae realiza a partir da próxima quarta-feira, dia 1º, a Feira do Empreendedor no Rio Grande do Norte. 

O evento visa apresentar a empresários e a quem pretende abrir uma empresa modelos de negócios realmente viáveis no mercado local, além de disponibilizar informações técnicas e capacitação em diversas áreas. O evento será realizado no Centro de Convenções de Natal, com programação a partir das 14h. A expectativa é que 10 mil pessoas passem pelo local nesse período.
DivulgaçãoFeira do Empreendedor em 2011: evento oferece informações para quem quer abrir e avançar nos negóciosFeira do Empreendedor em 2011: evento oferece informações para quem quer abrir e avançar nos negócios

Na área de capacitação, serão proferidas 198 palestras em diversas temas. Para os universitários e empreendedores que desejam empreender, o Espaço Sebrae / UnP terá uma grade de 11 palestras orientadas para um público de 800 participantes. O Cine Empreendedor exibirá 12 filmes relacionados a empreendedorismo e áreas afins. Durante a feira, será realizada uma Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), que qualificará 400 participantes com conteúdos para aprimorar gestão do negócio. Para os empreendedores individuais (EI), serão disponibilizadas os seis módulos das Oficinas SEI. Saiba mais sobre capacitação

A Feira do Empreendedor também é destinada à orientação empresarial. No local, irá funcionar uma Central de Atendimento, que visa prestar informações sobre gestão, palestras, cursos, consultorias, programas e projetos criados para tornar os negócios de pequeno porte ainda mais competitivos e lucrativos.

A palestra de abertura do Espaço Sebrae / UnP será com o consultor e ex-diretor técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, que vai falar sobre as tendências e oportunidades de negócios, destacando os fatores que atualmente contribuem para o sucesso de uma empresa. A palestra está prevista para as 16h, no auditório Lavoisier Maia.  Saiba mais

Essa é também a proposta do Espaço Tendências e Oportunidades. O Sebrae no Rio Grande do Norte realizou um levantamento das oportunidades de negócios em bairros da capital potiguar e em alguns municípios da região metropolitana, além de Tibau do Sul, para identificar as principais demandas de empreendimentos por localidade e que tipos de negócios seriam mais promissores nessas áreas. O resultado desse estudo gerou 108 perfis de negócios, que serão disponibilizados em terminais interativos na Feira do Empreendedor. O visitante poderá cruzar informações sobre os negócios que são mais promissores ou os mais compatíveis para o bairro onde pretende investir.

Durante o evento, serão realizadas duas rodadas. Uma delas é a Rodada de Negócios de Serviço de Crédito, cuja proposta é facilitar a escolha das linhas de crédito disponíveis para cada situação e perfil de empreendedor. Instituições Financeiras: Bancos do Brasil, do Nordeste, Caixa,  Bradesco, Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) e a cooperativa de crédito de empresários Unicred/Credcom. A meta é atender a uma média de 100 clientes em busca de recursos para abrir ou ampliar o negócio. Saiba mais

Já a Rodada de Negócios do Território Mato Grande vai aproximar empresas, associações e cooperativas atendidas pelo Território da Cidadania Mato Grande com compradores locais. Produtos comercializados: frutas tropicais, peixe, hortaliças agroecológicas, doces e geléia de frutas em caldas.

Para inspirar novos negócios, doze salões apresentam novidades setoriais e modelos de negócios que vão estimular a criatividade de quem sonha em ter uma empresa própria ou renovar aquela que já está instalada. 

Políticas públicas para o setor serão debatidas

Durante a Feira, acontece o Encontro do Fórum das Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte, no qual serão debatidos temas, como Políticas Públicas para MPES, desoneração e desburocratização, investimentos e financiamentos, comércio exterior e Tecnologia e inovação. O objetivo é incentivar e disseminar conhecimentos para a construção e consolidação de políticas públicas voltadas para as micro e pequenas empresas.

Outro evento que será realizado dentro da feira é a Mostra de Cordel, que reunirá oito cordelistas do Rio Grande do Norte e suas obras em exposição pública, inclusive com sessões de autógrafos sempre às 20h. Outro destaque da Feira do Empreendedor é o Espaço Sabor, que reúne pratos elaborados com o melhor da gastronomia potiguar ao preço de R$ 12,00. Saiba mais

Tudo isso poderá ser desfrutado por quem mora no interior do Estado. Caravanas sairão dos escritórios regionais em seis cidades polos. Saiba mais. A Feira do Empreendedor do RN é uma realização do Sebrae e conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Correios, Banco do Nordeste, Caixa, Sistema Fiern, Sistema Fecomercio, Senac e Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário