segunda-feira, 16 de julho de 2012


Raio mata 173 ovelhas em área montanhosa da China

Pastores chineses lamentaram perda de todo rebanho de 173 ovelhas após forte tempestade na zona rural de Hoboksar Imagem: China Daily USA
Um total de 173 ovelhas morreu quase instantaneamente  quando um raio atingiu uma área montanhosa em Hoboksar, na região autônoma de Xinjiang Uygur, China. Um jovem pastor de 18 anos, Alten Bagen , classificou o incidente como “pesadelo”.
“Começou a chover fortemente à meia-noite e ele caiu em torno de 1  da manhã. Eu estava muito assustado e tive que me esconder em uma tenda nas proximidades. Após um grande relâmpago no céu, as ovelhas baliram  alto e depois todas morreram”, contou Alten.
As ovelhas se abrigavam da chuva debaixo de um pinheiro, que agiu como um condutor para a eletricidade. Outras 30 ovelhas foram levadas pelas enchentes. O pai dele, Chen Bagen, estava cuidando de seus cavalos, em uma área mais distante, quando o acidente aconteceu.
“Um cheiro de carne queimada enchia o ar. Se eu estivesse aqui, não teria acontecido. Os animais eram a única fonte de renda para a nossa família de quatro pessoas. Vou vender as peles e fazer algum dinheiro. Mas não podemos comer a carne por causa de nossas crenças”, disse Chen.
Jangeq Chafu, um técnico de pastoreio local, disse que é comum para o gado para ser morto por um raio durante o verão, mas esta foi a primeira vez que tantas ovelhas foram mortos de uma só vez. “As pastagens estão aqui em uma área montanhosa. Quando há raios, os pastores podem se esconder em suas tendas, mas os animais não “, lamentou.
“A lã das ovelhas também gera muita eletricidade estática, o que pode torná-las mais vulneráveis ​​a um raio”, acrescentou Chafu que reclamou do fato do governo chinês não instalar pára-raios nas fazendas que ficam em áreas montanhosas.
A opinião é compartilhada pelo meteorologista Yao Chuping, que trabalhou no campo por mais de 20 anos. “A maneira mais simples para evitar que um raio em lugares altos é a instalação de um pára-raios”.
Cinco dias antes do incidente em Hoboksar, cinquenta e três porcos morreram quando um raio atingiu o telhado de um celeiro em um subúrbio de Shenzhen, em Guangdong, província do Sul da China.
Mortes por raio no Ceará são raras
Aqui no Ceará, são raros os relatos de morte de rebanhos animais por conta de descargas  atmosféricas, mas em março de 2011, o Diário do Nordeste noticiou a morte de um jovem de 16 ano, no município de Crateús e trouxe dicas para se proteger em caso de chuva com raios.
Tags

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário