segunda-feira, 30 de julho de 2012

Um pouco da história do grande ícone da sinuca


Rui Chapéu

Falar sobre sinuca e não citar Rui Chapéu é quase uma ofensa ao esporte. Se você não conhece esse nome é porque não nasceu entre 1984 e 1992, época em que Rui ensinava sinuca em TV aberta pela Rede Bandeirantes aos domingos. Mas a fama de Rui não começou na televisão, na década de 70, Rui Matos de Amorim então caminhoneiro, resolveu deixar sua profissão para se tornar jogador de Sinuca profissional, o que segundo o mesmo foi uma decisão muito dificíl, já que o preconceito contra o esporte era severo na época: "Demorei a fazer isso porque, 40 anos atrás, a sinuca era mal vista. As pessoas achavam que era jogo de vagabundo", explica. O Bahiano que é conterrâneo do escritor Jorge Amado, mora em São Paulo e vive de seu talento. 

Rui Chapéu

Já acostumado com a rotina, Rui vai dormir as sete da manhã e acorda as quatro da tarde. Hoje com 65 anos Rui coleciona uma incontável quantidade de titulos no Brasil e no Exterior, sua grande realização aconteceu quando ganhou o atleta Steve Davis, que era o atual campeão mundial de sinuca. Além do feito Rui ainda figurou na época na lista dos melhorea atletas do século feita por um jornal americado, onde está na 172º posição. Veja abaixo o vídeo do duelo: 

 

Hoje com uma carreira consolidada, Rui apenas participa de apresentações e não treina mais como antigamente, os treinos foram reduzidos de seis horas diárias para partidas exporádicas de uma ou duas horas. 

A marca de Uísque Old Eight está divulgando uma campanha onde Rui perdeu um jogo e está montando uma liga de jogadores de sinuca para lhe ajudar em uma partida, além de concorrer à premios os competidores conhecem Rui Chapéu em pessoa. Uma inciativa que divulga o esporte e muito boa produção. Confira o vídeo abaixo: 



Ainda pela marca de Uísque Old Eight, Rui Chapéu gravou vídeos dando algumas dicas de sinuca. Jogadas de efeito, truques, puxadinhas e outras brilhantes jogadas. Confiram um dos vídeo do grande mestre da sinuca



Abaixo mais um vídeo do grande mestre da sinuca brasileira, ensinando como sair de um prego de sinuca casual. 



Mais um vídeo com uma tacada que não é permitida em campeonatos, pois a bola branca sai um pouquinho da mesa, dando um pequeno salto. 


Rui Chapéu recebendo homenagem no Brazil Masters de Sinuca 2011


Assista abaixo a grande homenagem que Rui Chapéu recebeu momentos antes da final do Brazil Masters de Sinuca . Rui se emociona e relembra várias pessoas que ajudou a fortalecer a sinuca no Brasil. Um deles é o Luciano do Valle, comentarista esportivo que teve a coragem de colocar a sinuca na Televisão brasileira as 2 horas da tarde na época de oitenta quando a sinuca era conhecida como esporte de marginal. 

Vídeo com Fotos Rui chapéu

Confira o vídeo com fotos do nosso ídolo Rui Chapéu, algumas fotos inéditas cedidas para o site Sinuca MS. As fotos foram tiradas no Brasil Master Snooker e São Paulo no salão Atlanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário