sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Hospitais receberão R$ 8 milhões em obras



Hoje, às 9h, no gabinete da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP)  será assinada a ordem de serviço para início das obras em cinco Hospitais Regionais de referência no Rio Grande do Norte, com a interveniência da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN). O investimento de R$ 8 milhões nesta primeira fase beneficiará os hospitais José Pedro Bezerra (Santa Catarina), Dr. João Machado e Giselda Trigueiro em Natal, além do Alfredo Mesquita em Macaíba e Rafael Fernandes em Mossoró.

No Hospital Gilselda Trigueiro, que é referência no atendimento de doenças infectocontagiosas, será construída a Central de Abastecimento Farmacêutico. Também serão reformadas a Unidade de Terapia Intensiva e o Hospital Dia, o setor de nutrição enteral, de endoscopia, farmácia de manipulação, além de ser realizada a troca das instalações elétricas e reforma dos muros, caixa d'água e rampas de acesso.

A reforma abrangerá a Unidade de Terapia Intensiva e o setor de nutrição do Hospital Santa Catarina. Este hospital localizado na Zona Norte da capital, que tem atendimento geral, também terá instalação de Estação de Tratamento de Efluentes, construção do muro, guarita e reforma da caixa d'água. No Hospital João Machado, referência no atendimento psiquiátrico, haverá ampliação de área do hospital para o funcionamento da clínica médica. O João Machado também será beneficiado com a ampliação da capacidade da subestação de energia elétrica. Em Mossoró, o Rafael Fernandes, que é referência em doenças infectocontagiosas, passará por uma reforma geral em suas dependências, assim como o Hospital Alfredo Mesquita em Macaíba.  Em uma segunda etapa de obras, outros hospitais do Estado serão beneficiados.

A partir da data de ordem de serviço, todas as obras terão 5 meses para serem concluídas, possibilitando à população um atendimento digno e de qualidade através dos hospitais públicos do Estado.

NEGADO

A Justiça Federal  negou o pedido de liminar feito pelo Conselho Regional de Medicina, que tentava obrigar o Estado do Rio Grande do Norte a, no prazo de dez dias, restringir o atendimento do Centro de Recuperação Operatório para apenas a recuperação dos politraumatizados, e ainda a reestruturação do Setor de Necrotério com a manutenção dos equipamentos.

A Juíza  Gisele Leite observou que é impossível no prazo de dez dias, como pretendia o Cremern, resolver toda a "problemática:  do Hospital Walfredo Gurgel:

- "O deferimento das medidas liminares postuladas ensejará, na hipótese, maior prejuízo aos usuários do serviço médico-hospitalar do HWG, pelo risco concreto de suspensão do atendimento aos pacientes clínicos que ali acorrem ou aos politraumatizados, e levando em conta que o Plano de Enfrentamento à Crise na Saúde do Estado do RN, elaborado pelo Governo do Estado para implantação em 180 dias, haja vista a decretação do estado de calamidade pública na saúde, atenderá suficientemente ao objetivo da presente demanda, tenho por bem indeferir o pedido liminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário