sábado, 22 de setembro de 2012


Diferença para 2º turno está a 4 pontos

A segunda rodada da pesquisa Ibope/InterTV Cabugi com as intenções de votos para prefeito de Natal, divulgada ontem, mostrou que o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) está com 44%. O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) aparece com 21%. Em terceiro lugar está o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) com 9%. O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) aparece na pesquisa com 7%. Robério Paulino (PSOL) está com 2% e Roberto Lopes (PCB) com 1%. Brancos e nulos somaram 10% e indecisos 6%. A pesquisa Ibope está registrada na Justiça Eleitoral com o número 119/2012. Foram entrevistadas 602 pessoas, de segunda-feira até ontem. 

A segunda rodada da pesquisa aponta para possibilidade real de segundo turno em Natal, caso seja considerada a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A somatória de todos os candidatos aponta para 40% pontos, enquanto Carlos Eduardo está com 44%. Ou seja, a diferença entre eles é, exatamente, a margem de erro de 4 pontos.

No comparativo com a primeira rodada da pesquisa Ibope/InterTV Cabugi, divulgada no dia 5 de setembro, a atual pontuação dos candidatos ocorreu dentro da margem de erro. O candidato Carlos Eduardo se manteve estável.  Hermano Morais subiu 2 pontos percentuais. Fernando Mineiro aumentou 4 pontos e Rogério Marinho aumentou 3 pontos. Robério Paulinho aumentou 1 ponto e Roberto Lopes, que não havia pontuado na pesquisa anterior, está com 1% na nova rodada.

Considerando que a possibilidade da eleição em Natal vir a ser definida em um segundo turno, já que a diferença entre o líder e os demais candidatos está dentro da margem de erros para mais ou par menos, o Ibope/InterTV Cabugi fez a simulação de votos entre os dois primeiros colocados. Por ela, se houver um segundo turno, Carlos Eduardo teria 49% e Hermano Morais 30%.

REJEIÇÃO

A pesquisa Ibope /InterTV Cabugi também mostrou a rejeição dos candidatos. O mais rejeitado é o deputado federal Rogério Marinho, que foi citado por 24% dos entrevistados que responderam "não votariam de jeito nenhum". O segundo é Carlos Eduardo com 23%. Hermano Morais é rejeitado por 21%. Fernando Mineiro tem um índice de 19%.

Os candidatos Robério Paulino e Roberto Lopes tem rejeição de 18%, cada um. Outros 18% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos. E 12% afirmaram que não sabem ou preferem não responder.

Comparando o índice de rejeição da pesquisa Ibope do dia 5 de setembro e a nova rodada, houve oscilações dos candidatos superior a margem de erro. A rejeição de Carlos Eduardo caiu 8 pontos. A de Rogério Marinho teve uma queda de 6 pontos. Fernando Mineiro teve uma queda na rejeição de 12 pontos. Já Hermano Morais caiu 8 pontos na rejeição. Roberto Lopes teve uma queda de 14 pontos e Robério Paulino reduziu a rejeição em 10 pontos.

Ex-presidente Lula vai a comícios em SP

São Paulo (AE) - Sem conseguir alavancar a campanha do candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, faltando duas semanas para as eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia hoje uma série de comícios com candidatos do partido no ABC. A região é tradicional reduto petista e marcou o início da carreira política do ex-presidente, mas em duas das quatro cidades a serem visitadas, candidatos de outros partidos lideram a disputa pelas prefeituras.

Às 20 horas, Lula sobe no palanque em São Bernardo do Campo com o prefeito petista e candidato à reeleição Luiz Marinho, seu principal afilhado político. O evento, na Avenida Robert Kennedy, bairro Assunção, ocorre em ambiente favorável ao PT. Marinho lidera as intenções de voto e as pesquisas apontam tendência de vitória no primeiro turno.

No domingo (23), Lula faz comícios em outras duas cidades estratégicas para o partido. De manhã, em Santo André, o ex-presidente tenta melhorar a posição do petista Carlos Grana, segundo colocado nas intenções de voto, atrás do prefeito atual Aidan Ravin (PTB). Lula interferiu diretamente para Grana ser escolhido candidato, preterindo outros nomes do partido. A expectativa é de que o petista dispute o segundo turno com Ravin À tarde, o ex-presidente vai a Diadema apoiar a reeleição de Mário Reali, líder nas pesquisas. A cidade foi a primeira a ter um governo petista, com a eleição de Gilson Menezes, em 1983.

Na segunda-feira à noite, Lula deve encerrar a maratona em Mauá, em apoio a Donizete Braga. Na cidade governada pelo petista Oswaldo Dias, as pesquisas apontam em primeiro lugar Vanessa Damo, do PMDB. A ida a Mauá depende do estado físico de Lula que, desde a quinta-feira, cumpre agenda fora de São Paulo.

Gilberto Kassab participa de campanha no RN

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, estará hoje no Rio Grande do Norte. Ele participará de comícios em Jardim do Seridó e Parelhas. Também há possibilidade de acompanhar alguma programação dos candidatos Carlos Eduardo, em Natal, e Maurício Marques, em Parnamirim, antes de ir para os dois municípios do Seridó.

O líder peessedista desembarcará às 16h no Aeroporto Augusto Severo. Acompanhado do presidente estadual do PSD, o vice-governador Robinson Faria, e do deputado federal Fábio Faria, Kassab poderá ir a um mobilização do candidato a prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) e em seguida a Parnamirim para comício do prefeito Maurício Marques (PDT), que disputa a reeleição.

De lá, Gilberto Kassab e Fábio Faria seguirão, de avião, para a cidade de Jardim do Seridó. O líder nacional do PSD deveria desembarcar em Caicó, mas como o aeroporto não tem capacidade para receber a aeronave de Kassab, o avião com o prefeito de São Paulo aterrissará em Patos. A previsão de chegada do prefeito paulista na cidade é 19h. Gilberto Kassab subirão no palanque do cantor Amazan, que disputa a Prefeitura de Jardim do Seridó pelo PSD. Ainda no Seridó, a agenda do prefeito paulista contemplará a cidade de Parelhas, onde Kassab estará no palanque de Humberto Gondim (PSD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário