sábado, 27 de outubro de 2012


A história do 4-4-2 tradicional Inglês

O 4-4-2 inglês tradicional, é a tática mais utilizada em todo o mundo no futebol atual, sendo que é vista por muitos técnicos ou treinadores, como uma tática revolucionária, que é  utilizada desde como padrão para formação de jogadores nas categorias de base, até a formulação de novas táticas variadas a partir desta. Nessa postagem, citarei os fatos e motivos que levaram à criação do 4-4-2, enfim, fatos que interessarão todos que gostam de taticas, ou mesmo discutir sobre futebol em geral:
O “4-4-2 inglês tradicional”, teve origim definitiva na Inglaterra no final da década de 70, num período de grandes mudanças no modo de jogar futebol, impulsionados, principalmente pelas Copas do Mundo, que tiveram seleções revolucionarias como o carrossel Holandês e a Alemanha de Franz Beckenbauer. Não se sabe o time que foi o primeiro a utilizar esta tática, porém, nesse periodo, em pouco tempo começou a ser tonar uma tendencia entre os clubes ingleses, sendo que os times que jogava melhor futebol  no pais nessa época, começaram a utilizar o esquema, justamente o Liverpool, time de maior sucesso inglês nos anos 80 e o lendário Nottingham forest de brian Clough, vencedor de duas Champions Leagues. Em pouco tempo, o esquema se espalhou pelo mundo, se tornando uma tendencia e de certo modo, “o padrão tático oficial” de como os times começariam a atuar a partir de agora, sendo a maior prova disto, que muitas táticas utilizadas na atualidade, provém de variações do 4-4-2 tradicional, como o 4-2-3-1, que é uma das variações mais utilizadas.
No plano tático, o 4-4-2 inglês é um esquema muito equilibrado, considerado por muito o esquema mais simples, porém funcional para um time. A prova de todo seu equilibrio, está em sua formação muito bem distribuida, com 2 laterais, 2 zagueiros, 2 pontas, 2 volantes/meias e 2 atacantes, isso deixa muitas possibilidades e variações para o treinador e time que a utiliza, talves sendo este, o principal motivo, para ser a tática de maior aprovação no mundo do futebol. É um esquema que pode ser utilizado de diversas maneiras, pode ser muito bem adequado ao contra-ataque, quanto a um time muito ofensivo. Porém, o esquema tem dois requisitos muito importantes para funcionar, os dois jogadores centrais de meio campo, devem ter qualidade para atacar e defender, assim como os laterais, que também tem papel muito importante nesse esquema, sendo que sem jogadores deste a disposição, o time fica muito vulnerável a contra-ataques.
Aqui na américa do sul, é um esquema mais utilizado por times de países visinhos (Bolivia, Uruguai, Colômbia, Equador, Argentina, entre outros), que gostam do jogo rápido e direto, e talves essa seja uma explicação tática ou tendencial, do porquê times brasileiros muito superiores tecnicamente acabam tendo problemas com times inferiores de outros países, pois esta tática, quando posta com 2 linhas muito bem fechadas defensivamente, anula facilmente o 4-2-2-2 brasileiro, que é um esquema padrão no Brasil hé certo tempo, e isso acaba propiciando o contra-ataque, que tambem é ideal para o 4-4-2, quando se dispõe de meias velozes nas pontas. É uma boa reflexão, talvez o problema do Brasil em relação a ter menos libertadores que os países estrangeiros, esteja no modo de jogar e aplicar a tática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário