terça-feira, 30 de outubro de 2012


Dois reatores nucleares paralisados por tempestade Sandy

Quatro das seis bombas de circulação de água deixaram de funcionar do reator Salem 1

AFP
MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFPUma velha orla, em Atlantic City, Nova Jersey, ficou destruída depois das enchentes causadas pela tempestade Sandy
Dois reatores nucleares foram paralisados nesta terça-feira (30) no estado de Nova Jersey, leste dos Estados Unidos, devido aos efeitos da tempestade Sandy.
Localizado em Hancocks Bridge, no rio Delaware, o reator Salem 1 foi desligado quando quatro de suas seis bombas de circulação de água deixaram de funcionar, anunciou a empresa Public Service Electric and Gas (PSEG), acrescentando que o reator próximo a Hope Creek funcionava normalmente.
A operadora garantiu, no entanto, que a situação no reator é estável.
O reator Salem 2 já estava desativado para manutenção quando a tempestade atingiu o estado. A PSEG informou que outra unidade nuclear próxima, Hope Creek, permanece operando com força total.
Outro reator, da central de Indian Point, 50 km ao norte de Nova York, sobre o rio Hudson, também foi desligado durante a madrugada por problemas elétricos externos.
"Não há risco para o público ou para os funcionários", destacou a empresa.
Obama passou a noite em alerta
O presidente Barack Obama passou a noite sendo informado sobre a evolução da tempestade Sandy e em contato com as autoridades de Nova York e Nova Jersey, dois dos estados mais afetados, anunciou nesta terça-feira (30) uma fonte da Casa Branca.
"Durante toda a noite, o presidente recebeu informações sobre as consequências de Sandy", explicou a fonte que não quis ser identificada.
"O presidente também falou com o governador de Nova York, (Andrew) Cuomo, o de Nova Jersey (Chris) Christie, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg", entre outros.
— O presidente participará em uma nova reunião com a célula de crise na manhã desta terça.
Obama, que interrompeu a campanha pela reeleição na manhã de segunda-feira, declarou nesta terça situação de emergência para todo o estado de Nova York após a passagem da supertempestade Sandy, o que permite liberar recursos federais para ajudar as vítimas.
A decisão foi anunciada depois da tempestade ter afetado a costa leste do país. Parte de Manhattan está inundada e 500.000 pessoas estão sem energia elétrica na cidade de Nova York.
A decisão disponibiliza recursos federais para as pessoas afetadas nos condados de Bronx, Kings, Nassau, Nova York, Richmond, Suffolk e Queens, segundo um comunicado da Casa Branca.
O estado de catástrofe também foi decretado em Nova Jersey.
O status pode representar particularmente ajudas para alojamento temporário e obras emergenciais.
O governador de Nova Jersey, Chris Christie, não poupou elogios ao presidente.
"O presidente foi formidável. Falei com ele três vezes ontem, ele me ligou pela última vez por volta da meia-noite para perguntar o que eu precisava e eu pedi que acelerasse a declaração de situação de catástrofe", contou Christie à MSNBC.
Segundo Christie, que não poupou críticas ao presidente durante a campanha política, Obama "não falou uma única vez das eleições".

Nenhum comentário:

Postar um comentário