sábado, 6 de outubro de 2012


Pesquisa Ibope mostra Carlos com 44% e Hermano com 18%

A 48 horas do pleito eleitoral de 7 de outubro, foi divulgada a última pesquisa sobre a sucessão da capital potiguar. O estudo foi feito pelo Ibope e divulgado na noite de ontem pela InterTV Cabugi, afiliada da Rede Globo. O ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) aparece com 44%. Já o deputado estadual Hermano Morais  (PMDB) é o segundo com 18%. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) aparece com 13%.

A quarta colocação na pesquisa é de Rogério Marinho (PSDB) com 7%. Robério Paulino (PSOL) pontuou com 3% e Roberto Lopes (PCB) está com 1%. O número de eleitores que somaram brancos e nulos é de 10% e indecisos somam 4%.  A pesquisa está registrada com o número 215/2012. O Ibope ouviu 805 eleitores no período de 3 a 5 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Os índices apontados pela pesquisa mostram que a diferença entre o primeiro colocado e a soma dos adversários é de dois pontos percentuais, portanto dentro da margem de erro. Para que a eleição seja definida no primeiro turno, o candidato que ficar na liderança precisa ter pelo menos um voto a mais do que a soma dos demais. O somatório de todos os candidatos, nesta nova rodada da pesquisa Ibope, aponta 42%, enquanto Carlos Eduardo está com 44%.  

No comparativo da pesquisa Ibope divulgada no dia 21 de setembro e registrada na Justiça Eleitoral com o número 119/2012, a oscilação dos candidatos ocorreu dentro da margem de erro, com exceção de Fernando Mineiro que cresceu 4 pontos, saindo de 9% para 13%. 

O candidato Carlos Eduardo se manteve com os mesmos 44% do estudo feito em setembro. Já Hermano Morais caiu 3 pontos percentuais, saindo de 21% no dia 21 de setembro para os 18% atuais. Rogério Marinho se mantém com 7%. Robério Paulino cresceu 1%, chegando no último estudo a 3%. 

Considerando apenas os votos válidos, Carlos Eduardo (PDT) ficou com 51%; Hermano Morais (PMDB), com 22%; Fernando Mineiro (PT), com 15%; Rogério Marinho (PSDB), com 8%; Professor Robério (PSOL), com 3%; e Roberto Lopes (PCB), com 1%. Para calcular os votos válidos são excluídos os brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. É um critério semelhante ao adotado pela Justiça Eleitoral para definir o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.

Em Porto Alegre, candidato do  PDT tem 50%

Porto Alegre (AE) - Pesquisa Ibope divulgada no começo da noite ibte aponta que José Fortunati (PDT) tem 50% das intenções de voto dos porto-alegrenses e, estatisticamente, se a eleição fosse realizada hoje, poderia se reeleger já no primeiro turno. Em segundo lugar está a deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB), com 24% dos votos, seguida por Adão Villaverde (PT), com 10%. Wambert di Lorenzo (PSDB) tem 2%, Roberto Robaina (Psol) 1%. Érico Corrêa (PSTU) e Jocelim Azambuja (PSL) não pontuaram.

Se forem considerados apenas os votos válidos, o que exclui brancos, nulos e indecisos, Fortunati chega a 57% das intenções de votos, e Manuela, a 27%. Em uma simulação de segundo turno, o atual prefeito teria 56% dos votos, enquanto a deputada federal seria escolhida por 27% dos eleitores.

A pesquisa, encomendada pelo Grupo RBS, foi realizada entre os dias três e cinco de outubro com 1001 eleitores. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), sob o número RS-00442/2012. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou menos. 

Na Bahia, apenas Salvador deve ter 2º turno

Salvador (AE) - Caso sejam confirmadas, nas urnas, as projeções feitas pelos institutos de pesquisas, na Bahia, quarto Estado mais populoso do País (atrás de São Paulo, Minas e Rio), apenas um município deve ter eleições no segundo turno, a capital Salvador, em uma disputa entre o Nelson Pelegrino (PT) e ACM Neto (DEM). De acordo com a mais recente pesquisa Ibope divulgada, no dia 27, os dois aparecem em empate técnico na liderança, com o petista à frente, com 34%, ante 31% do democrata - a margem de erro, de acordo com o instituto, é de 3%

Das outras 416 cidades do Estado, apenas duas têm mais de 200 mil eleitores - condição para que seja realizado o segundo turno caso nenhum dos concorrentes à prefeitura tenha mais de 50% dos votos válidos -, Feira de Santana, a 110 quilômetros de Salvador, e Vitória da Conquista, no sul baiano. Segundo as pesquisas, porém, nos dois municípios a disputa pode ser encerrada já neste domingo. Segundo levantamentos feitos nas duas últimas semanas , o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, é favorito a retornar ao posto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário