sexta-feira, 19 de outubro de 2012


STJD pode interditar a Vila Belmiro 

Santos (SP) - Gazeta Press - O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmidt, revelou ontem que pode interditar a Vila Belmiro após o episódio no qual a ambulância destacada para o jogo entre Santos e Atlético-MG, na noite desta quarta, não conseguiu adentrar ao gramado do estádio para atender ao zagueiro Rafael Marques, do Galo. 

LancepressO zagueiro do Atlético/MG, Rafael Marques foi imobilizado e retirado do gramado no carro maca para, só depois, entrar na ambulânciaO zagueiro do Atlético/MG, Rafael Marques foi imobilizado e retirado do gramado no carro maca para, só depois, entrar na ambulância

Segundo o representante do STJD, o Peixe deve ser denunciado no artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por deixar de garantir estrutura necessária para a realização de uma partida de futebol, que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil e interdição do estádio até a resolução do problema. "Já solicitei as imagens (da TV) e irei analisar a súmula da partida, para avaliar uma possível interdição do estádio até que sejam satisfeitas as condições necessárias para atendimento médico aos atletas. É o momento de apurar todos os fatos", disse Schmidt, em entrevista à Rádio Estadão/ESPN. 

A diretoria santista, por sua vez, garantiu que obras serão realizadas no estádio para resolver o problema. Com isso, a cúpula alvinegra acredita que a Vila Belmiro deve ser liberada para o duelo com o Náutico, na próxima quinta, em casa. "O Santos FC esclarece que realizou vistoria técnica ainda na madrugada desta quinta-feira (18), na Vila Belmiro, para avaliar os acontecimentos da partida entre Santos e Atlético MG. A comissão chefiada pelo vice-presidente Odílio Rodrigues já detectou que obras devem ser feitas para permitir o acesso de ambulâncias ao campo. Elas devem estar finalizadas antes da partida entre Santos x Náutico, no dia 25 de outubro, que é o próximo jogo marcado para o estádio", informou o clube praiano, por intermédio de nota oficial. 

Caso a questão seja solucionada em breve, Paulo Schmidt ponderou que a interdição pode ser revista e o estádio considerado apto para receber o jogo do Santos contra o Timbu. "Posso entrar com pedido cautelar para a interdição imediata da Vila. Mas isso pode perder efeito se as obras forem feitas a tempo pelo Santos. Não descarto que isso perca efeito", concluiu o procurador-geral. 

Frasqueirão tem problema semelhante
O estádio Frasqueirão, de propriedade do ABC, sofre com o mesmo problema apresentado pelo Santos. A Ambulância - na casa abecedista - também não tem acesso direto ao gramado. No entanto, os dirigentes alvinegros não temem uma mesma punição caso o STJD decida punir o time paulista.

O conselheiro abcedista Augusto Azevedo, afirma que o clube cumpre à risca a determinação do Estatuto do Torcedor. "A Lei não pode ser interpretada na letra fria. O legislador fala em pronto socorro e nossa ambulância fica a menos de 10m do gramado com um acesso privilegiado. Em atendimentos como o feito na Vila Belmiro e em qualquer outro, primeiro o atleta é colocado na maca e, só depois, é levado para ambulância. Logo não há a necessidade de ambulância no gramado", comentou.

Apesar disso, Augusto Azevedo afirma que o estádio Frasqueirão possui espaço para reformas que viabilizem esse acesso do veículo, caso seja uma recomendação nova da CBF ou do STJD.

O vice-presidente jurídico do Alvinegro, José Wílson também não acredita que haja problemas em relação ao Frasqueirão. "O Clube já possui todos os laudos para os campeonatos. O que a CBF pode fazer é uma recomendação para que todos os estádios se adequem a essa que seria uma nova exigência", comentou.

No entanto, José Wílson afirma que o ABC não deve se antecipar ao fato e que, oficialmente, o clube só se pronunciará caso haja exigência da CBF. "O fato é que nossa ambulância fica dentro do estádio e isso é inegável".

Dirigente do Peixe se diz surpreso com a falha
O vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, admitiu erro do Santos na dificuldade de acesso da ambulância no gramado da Vila Belmiro. Já preparando-se para organizar a reforma no local, o dirigente alvinegro revelou haver exercícios no estádio para retirar torcedores das arquibancadas, mas a preparação para casos como o do zagueiro Rafael Marques ainda não é adequada. 

"Do ponto de vista da presidência, nos surpreendemos com isso. Temos claro em nossa memória que já entraram carros para eventos no gramado da Vila por outros portões. Procurei saber porque a ambulância não entrou por uma destas opções e a explicação que recebemos é que havia acumulo de pessoas no local e isso atrapalhou", explicou, em entrevista ao Sportv. 

"A solução encontrada foi colocar a ambulância em um local que não tinha acesso. Foi um erro lamentável, que poderia ter sido prevista a correção e vamos tomar medidas internas para contornar esta situação", acrescentou o dirigente. 

Diante da ineficiência da casa santista, Odílio mostrou-se ao menos aliviado por falar com o doutor Otaviano de Oliveira Júnior, membro do departamento médico do Galo. "Conversei com ele, o Rafael Marques foi para o hospital, fez uma tomografia. Ele já está subindo a serra, graças a Deus correu tudo bem", disse
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário