quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Criadores de várias partes do Brasil participam da feileite em São Paulo



Organizadores esperam a presença de mais de 20 mil visitantes.
Na feira são realizados leilões, torneios leiteiros e julgamentos.


Criadores de várias partes do país participam de mais uma edição da Feileite em São Paulo, que reúne mais de dois mil animais vindos de criações de todo Brasil. A feira termina na sexta-feira (23).

No evento, há exemplares das principais raças leiteiras, como holandesa, gir e jersey. Mas o maior rebanho, com 500 animais, é da raça girolando, resultado do cruzamento de gir com gado holandês, que ocupa quase metade do pavilhão da feira. Segundo a associação dos criadores, boa parte do leite produzido no Brasil vem de vacas dessa raça.
O superintendente técnico da associação destaca as vantagens dos animais. “É uma raça muito rustica e de fácil adaptação ao sistema. Então, isso é um dos grandes diferenciais da raça girolando. Hoje, nós temos na feira vacas com cerca de 100 quilos de leite no torneiro leiteiro. É uma raça que tem potencial de produção”, diz Leandro Paiva, superintendente da Associação dos Criadores Girolando.
São esperados mais de 20 mil visitantes que poderão acompanhar uma maratona de leilões, torneios leiteiros e julgamentos. A todo momento, saem das pistas os novos campeões da Feileite. Esse é o resultado do investimento pesado dos criadores, que pensam nos mínimos detalhes para agradar os jurados.
O criador Felipe Reis contratou um preparador de animais canadense, especialista em raças europeias, para tosquiar as 25 vacas holandesas que levou para a Feileite. “A gente teve que ficar de cinco a seis meses na fila ligando para ele porque ele viaja para mais de 20 países direto preparando as melhores vacas do mundo. É realmente foi muito difícil conseguir trazer ele aqui. Os meus animais tão muito bonitos e vão entrar muito bem para o julgamento”, diz.
Nos estandes das empresas estão expostas as novidades que melhoram o dia-a-dia na propriedade como o tronco hidráulico para casqueamento do gado.
A Feileite chega à sexta edição como uma feira de grande porte e apresenta números parecidos aos que foram registrados no ano passado. Apesar da seca que ainda castiga vários estados, a expectativa dos organizadores é superar o faturamento de 2011. A confiança vem da força da cadeia do leite no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário