terça-feira, 25 de dezembro de 2012


Injeção de álcool no coração salva 
vida de paciente, dizem médicos

Após sofrer um ataque cardíaco, Ronald Aldom, de 77 anos, tinha pouca chance de sobrevivência

Do R7
Reprodução / BBCProcedimento envolveu inserção de catéter na região da virilha até o coração para injeção de álcool

Médicos britânicos dizem ter salvo a vida de um homem usando um tratamento pouco convencional: a equipe injetou álcool nas artérias que irrigam o coração do paciente.
Após sofrer um ataque cardíaco, Ronald Aldom, de 77 anos, da cidade inglesa de Portishead, tinha desenvolvido taquicardia ventricular — uma elevação na frequência dos batimentos cardíacos, originada no ventrículo, que pode ser fatal se não for tratada.
Os médicos do Bristol Heart Institute haviam tentado resolver o problema usando procedimentos convencionais para casos desse tipo, mas sem sucesso.
Então, decidiram apelar para uma técnica utilizada pouquíssimas vezes na Grã-Bretanha.
O método usa álcool puro para produzir um ataque cardíaco controlado que, por sua vez, provoca a morte de uma região do músculo cardíaco.
Ritmo normal
O procedimento envolve a inserção de um catéter — um tubo longo, fino e flexível — em um vaso sanguíneo na região da virilha. Desse ponto, o catéter é guiado até o coração.
Uma vez no coração, o catéter identifica a parte do órgão onde está sendo originada a arritmia.
O álcool é injetado nesse ponto, "matando" aquela região do músculo cardíaco e permitindo que o coração volte a bater em ritmo normal.
O médico responsável pela cirurgia, Tom Johnson, disse que o estado de Aldom — que já obteve alta do hospital — é "bem melhor" agora.
Johnson explicou que a equipe não tinha outra opção, e que o paciente não teria conseguido sair do hospital se a taquicardia ventricular não tivesse sido resolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário