sábado, 15 de dezembro de 2012

MP pede nulidade de posse de Ney Lopes Junior como prefeito de Natal



Órgão afirma que investidura no cargo por parte do vereador é ilegal.
Edivan deve assumir Prefeitura ou se afastar da presidência da Câmara.

Do G1 RN

Edivan Martins recebe orientações antes do início da leitura do termo de posse de Paulinho Freire (Foto: Ricardo Araújo/G1)Edivan Martins (centro) deverá assumir Prefeitura de Natal ou se afastar da presidência da Câmara Municipal de Vereadores (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Os promotores de Defesa do Patrimônio Público - Afonso de Ligório, Giovanni Rosado e Flávio Pontes - solicitaram, ao presidente da Câmara de Vereadores de Natal, Edivan Martins, a anulação do ato de posse do vereador Ney Lopes Júnior como prefeito de Natal. Numa recomendação conjunta encaminhada ao vereador na tarde desta sexta-feira (14), os promotores recomendaram, ainda, que Edivan Martins assuma o cargo de prefeito de Natal ou se afaste da posição de presidenta da Câmara Municipal.
Segundo a Recomendação, uma vez que o atual Presidente da Câmara, Edivan Martins , não está impedido ou afastado de suas funções, não há razões legais para que ele não assuma a atribuição prevista na Lei Orgânica do Município, alegando apenas que não tem interesse na Prefeitura.
“As atribuições e competências fixadas na Lei Orgânica do Município para o cargo de Presidente da Câmara Municipal do Natal não são disponíveis, nem exercitáveis ao arbítrio do eventual ocupante do cargo, notadamente a tarefa de substituir o Prefeito e o Vice-Prefeito Municipal, prerrogativa inerente ao cargo público em apreço”, esclarecem os Promotores de Justiça.
Ney Lopes Júnior, prefeito de Natal, encaminhará projeto de lei para apreciação dos vereadores (Foto: Anderson Barbosa/G1)Ney Lopes Jr. não deverá assinar atos
administrativos, conforme recomendação do MP
(Foto: Anderson Barbosa/G1)
A Recomendação formal foi a alternativa que restou após reuniões realizadas com o procurador-geral do Município, Francisco Wilkie Rebouças, o presidente da Câmara Municipal, Edivan Martin, e o próprio Ney Lopes Júnior nos últimos dias. Os representantes do Ministério Público expuseram a situação e os efeitos legais que essa nomeação poderia trazer. Mas até a tarde desta sexta-feira (14), nenhuma resposta foi enviada aos questionamentos apresentados pelo órgão ministerial.
Para Ney Lopes Júnior, a Recomendação pede que ele se abstenha de praticar quaisquer atos administrativos na qualidade de Prefeito do Município do Natal, enquanto não houver o afastamento, por qualquer motivo legal, do atual presidente da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário