terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Temporal no RS causa estragos na madrugada e deixa clientes sem luz



Segundo a Somar Meteorologia, velocidade do vento passou de 120 km/h.
Municípios ficaram sem luz, árvores caíram e casas ficaram destelhadas.

Do G1 RS

Parte de árvore caiu na Avenida Borges de Medeiros, Centro de Porto Alegre (Foto: João Laudi/RBS TV)Parte de árvore caiu na Avenida Borges de Medeiros, Centro de Porto Alegre (Foto: João Laudi/RBS TV)
Como previam os institutos de meteorologia, o mau tempo chegou ao Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira (11). A combinação do avanço de uma frente fria e altas temperaturas originou uma linha de instabilidade, segundo a Somar Meteorologia. Os temporais se iniciaram na Campanha e na Fronteira Oeste, e em seguida se espalharam para outras regiões.
Somente em uma hora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 16,2 milímetros com rajada de 121 km/h na cidade de Quaraí. Em Santa Maria e São Gabriel fez quase 32°C na madrugada, com sensação térmica de 36°C. Já em Alegrete e Caçapava do Sul os termômetros marcam 30°C.
Árvore caiu na Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, e bloqueou o trânsito (Foto: João Laudi/RBS TV)Árvore caiu na Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, e
bloqueou o trânsito (Foto: João Laudi/RBS TV)
Porto Alegre e Região Metropolitana
Na capital gaúcha, galhos ficaram espalhados pelas ruas e dificultaram o trânsito. Alguns trechos tiveram de ser interrompidos. O vento forte derrubou árvores pelas ruas. No bairro Cristal, na Zona Sul, houve registros de casas destelhadas. Não houve, entretanto, registro de feridos. O mau tempo também deixou diversos bairros às escuras.
O Corpo de Bombeiros recebeu, até o início da manhã, cerca de 40 ocorrências de destelhamentos somente em Porto Alegre. "Isso desde 2h50, 3h da madrugada. Atendemos mais ou menos a metade até o momento. Predominou a queda de árvores. Não houve feridos nessa chuva", disse o tenente Soares, por telefone, ao programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV. Ainda segundo ele, a Zona Norte foi a região com mais problemas na capital.
Por volta das 6h30 já não chovia mais em Porto Alegre, mas o Inmet mantém o alerta - tanto para a capital como para o restante do estado - sobre a possibilidade de mais chuva forte e vento até o fim do dia.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou quedas de árvores em diversas ruas e colocou equipes nas ruas pela manhã para auxiliar os motoristas no trânsito. Os locais com algum tipo de bloqueio: Vasco da Gama, próximo da Felipe Camarão; Ângelo Crivellaro, próximo da Cristiano Fischer; Marcio Dias com a Nonoai, Alameda Eduardo Guimarães, próximo da Nilo Peçanha; Vasco da Gama, próximo da Ramiro Barcelos; e Luis de Camões.
Segundo a EPTC são, no total, 11 árvores caídas, três postes, 19 cruzamentos sem energia e dois fios caídos em vias.
Interior
Em Santa Cruz do Sul foram atendidas pelo menos 30 ocorrências desde às 2h da madrugada. A maioria dos casos é devido a quedas de árvores e destelhamentos. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já distribuíram cerca de 300 metros de lonas em diferentes bairros. A Defesa Civil estima que os ventos tenham chegado a 90 km/h no município.
Em Rio Pardo alguns bairros estão sem energia elétrica. Em Pantano Grande a BR-290 está parcialmente interrompida no km 197, em função da queda de uma árvore. Bombeiros trabalham na remoção.
No Vale do Taquari também houve queda de árvore na ERS-332, em Doutor Ricardo. EmPassa Sete caíram árvores na ERS-400, onde o trânsito ficou interrompido por cerca de 40 minutos. Na Serra, em Farroupilha, o Corpo de Bombeiros informou que quatro casas foram destelhadas em três bairros diferentes: Centenário, 1º de Maio e Alvorada. Um muro caiu sobre uma casa no Centenário, mas ninguém ficou ferido.
"A região de maior incidencia de ligações foi de Uruguaiana, Santana do Livramento, Santa Maria. Ontem já havíamos ligado para as regionais e informado a situação de atenção do mapa meteorológico", relatou o tenente-coronel Ederson Franco, da Defesa Civil do estado, também à RBS TV. "Não tivemos informações de condições mais graves, mas sim danos materiais, sem vítimas", completou.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Su
l

Nenhum comentário:

Postar um comentário