quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Em SP consumo menor e excesso de produção encalha banana



Preço da fruta caiu e os agricultores estão preocupados.
SP é o maior produtor brasileiro de banana, responde por 18% da safra.

Do Globo Rural

Os dias de sol e de umidade fizeram bem para o bananal. Os cachos se desenvolveram mais rápido e estão bonitos.
Segundo a Associação dos Bananicultores, o Vale do Ribeira tem 36 mil hectares cultivados com a fruta, o que representa 80% de toda a economia da região.
Mas a boa produção não significa mais dinheiro circulando. É que tem cacho passando do ponto de colheita porque as vendas não estão acompanhando a expectativa dos produtores. "As vendas foram reduzidas por causa das férias escolares, que absorvem a fruta através da merenda, e do período de festas de Natal e Ano Novo. Acredito que a comercialização foi reduzida em 50%", explica o agrônomo Agnaldo José de Oliveira.
A família de Edson Kanashiro trabalha com banana há 60 anos. Atualmente, são 200 hectares cultivados. “A venda está fraca e em função dos custos que termos, não estamos conseguindo fechar as contas”, diz.
Com a oferta maior que a procura, o preço da banana caiu. A nanica, que representa 70% de toda a produção do Vale do Ribeira, está em R$ 0,41, valor bem diferente da média de todo o ano passado, que foi de R$ 0,62.
O engenheiro agrônomo, que também é produtor, lamenta que o preço baixo não chegue ao consumidor, o que poderia ajudar nas vendas. “Se o preço de venda fosse menor, o consumo seria maior e consequentemente, nós poderíamos colocar toda a fruta que está sendo perdida no mercado”
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário