quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


Ondas de 5 metros atingem Fernando de Noronha. Quatro barcos naufragaram

O Porto de Santo Antônio foi interditado e os barcos transferidos para a Praia do Sueste

Ondas gigantes de mais de cinco metros atingiram o Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha (PE), na noite de terça-feira (15), deixando a ilha em alerta. Quatro embarcações que estavam ancoradas naufragaram. O Porto foi interditado e os barcos transferidos para a Praia do Sueste.
As ondas foram ocasionadas por um swell, fenômeno comum nesta época do ano resultado da propagação de energia de uma grande tempestade oceânica em forma de ondas. "Os barcos estavam na areia e, quando as ondas vieram, eles foram jogados uns contra os outros. A intensidade deste swell foi a maior registrada nos últimos dois anos, mas a obra resistiu bem", afirmou o administrador geral da ilha, Romeu Neves Baptista.
Segundo Baptista, os danos foram apenas materiais. Segundo ele, a reforma realizada no porto, há um ano e meio, quando foi reforçado e ampliado o molhe, barreira de pedras para contenção do mar, ajudou na resistência ao fenômeno natural.
A previsão é que o fenômeno comece a amenizar apenas a partir de quinta-feira. Pela manhã de hoje, foi possível notar os efeitos.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário