terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Emoção e apoio no retorno às aulas em Santa Maria

Publicação: 05/02/2013 07:00 Atualização: 05/02/2013 07:25
O ato ecumênico que marcou o retorno das aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), depois da interrupção do calendário devido ao acidente na Boate Kiss, reuniu cerca de 3 mil pessoas. Lágrimas, emoção e fé deram o tom da homenagem feita por alunos, professores e funcionários às vítimas da tragédia. Para representar cada um dos estudantes da instituição que não sobreviveram ao incêndio, 116 velas acesas passaram pelas mãos dos presentes. A maior parte dos que morreram cursava agronomia.

A celebração, guiada pelo padre Francisco Bianchin,  contou também com representantes da Igreja Luterana, Igreja Carismática de Jesus Cristo, protestantes e comunidade judaica, segundo a assessoria de imprensa da UFSM. Ao saudar os estudantes, o reitor Felipe Martins Müller pediu a eles que reunam forças para retomar as atividades cotidianas. “Bom dia a todos. É isso que os funcionários e professores devem dizer a todos, a partir de hoje. É preciso continuar em nome daqueles que partiram e para aqueles que seguem lutando pela vida”, afirmou. Emocionado, o padre Bianchin consolou os alunos. “É a luz da fé que iluminará o caminho de todos”, disse.

Para receber os estudantes ainda traumatizados pela tragédia, a UFSM decidiu fazer o acolhimento coletivo, com o ato realizado ontem, mas destacou grupos menores de professores e técnicos administrativos para continuarem atuando. De acordo com a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Marian Moro, a ideia é chegar individualmente aos alunos mais atingidos pela perda de amigos e colegas. Algumas turmas ficaram com mais de 10 carteiras vazias desde ontem.

O centro multiuso localizado ao lado da reitoria, usado para a celebração ecumênica de ontem, ficará aberto com equipes preparadas para apoiar psicologicamente qualquer membro da comunidade universitária que o procurar. Além de equipes da própria instituição, a UFSM informou ter contratado oito psicólogos, oito assistentes sociais, duas pedagogas e uma educadora especial. Müller ressaltou que o auxílio é necessário. "Estamos todos tristes e necessitando de carinho e ajuda", disse, durante pronunciamento.

HOMENAGEM A UFSM construirá um memorial para lembrar os 116 alunos da instituição que morreram no incêndio da Boate Kiss. O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, Felipe Müller, durante o ato ecumênico realizado ontem na volta às aulas. Ele informou que confiará aos alunos do curso de arquitetura o projeto do espaço que servirá de homenagem aos jovens vitimados no incêndio da casa noturna. Mas não entrou em detalhes sobre que lugar do câmpus abrigará o memorial nem quando ele ficará pronto.

Bombeiros na mira


A cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Sul esteve ontem em Santa Maria e visitou o quartel dos bombeiros da cidade. A atuação de membros da corporação para concessão e renovação do alvará da Boate Kiss está sendo investigada em um inquérito militar. O alvará dos bombeiros da casa noturna estava vencido desde agosto de 2012. O dono da boate pediu em novembro uma vistoria para renová-lo, mas a visita dos bombeiros nunca ocorreu. A concessão do primeiro alvará, em 2009, também está sob suspeita. O secretário de Segurança Pública, Ayrton Michels, repetiu as palavras do governador Tarso Genro (PT), que afirmou na semana passada que a Kiss não poderia estar funcionando. “Agora vamos apurar por que ela estava funcionando”, disse o secretário. “Tudo indica que há um compartilhamento de responsabilidades.”
Internados
Caiu ontem para 93 o número de pessoas internadas  após o incêndio na Boate Kiss. De acordo com a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, quatro pacientes tiveram alta nas últimas 24 horas. Desses, três estão em Santa Maria e um em Porto Alegre. Dos internados, 35 seguem em ventilação mecânica. Na capital, 49 pessoas estão internadas e, em Santa Maria, 39, segundo a secretaria. O restante está em Ijuí, Caxias do Sul e Cruz Alta.

Despedida
Amigos e familiares se despediram na manhã de ontem com emoção e aplausos da vítima de número 237 do incêndio. O velório e o sepultamento de Bruno Portela Fricks, 22 anos, ocorreram no cemitério de Santa Rita, município da Região Central do Rio Grande do Sul. O administrador de empresas, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), morreu na noite de sábado. Ele estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Bruno comemorava seu aniversário na festa acompanhado da namorada, Jéssica Duarte, que segue internada na capital gaúcha em estado grave.
Ajuda virtual
A polícia de Santa Maria recebeu mais de 50 mensagens por correio eletrônico no fim de semana com informações e denúncias sobre a tragédia na cidade. As mensagens podem ajudar a elucidar principalmente o horário em que o fogo na Boate Kiss começou e quem de fato detonou o sinalizador que, segundo a polícia, provocou o incêndio. O delegado Marcelo Arigony, que comanda as investigações, não quis detalhar o conteúdo das informações, mas revelou que entre as mensagens há vídeos e fotos registrados no interior da boate durante os acontecimentos. Segundo ele, desde que foi criado o endereço eletrônico para informações a polícia já recebeu mais de 100 mensagens.
Morte
Jéssica de Lima Rohl, de 21 anos, que não foi à Boate Kiss na noite da tragédia, a pedido do namorado Adriano Veber Stefanel, de 20, morreu na noite de sábado em um acidente. O carro em que os dois estavam bateu de frente com uma carreta. Jéssica era de Santa Maria e Adriano estava morando em Toledo (PR). A jovem fazia parte da comissão organizadora da festa Agromerados e havia ido buscar o namorado, já que ele voltaria para trabalhar no Rio Grande do Sul. “Ela disse que ele era o anjo da guarda dela e veio até Toledo para levá-lo embora. Eles tinham saído para fazer um lanche e bateram o carro no caminho”, contou um amigo da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário