quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Inglaterra;Casamento gay passa na Câmara


Londres, Reino Unido – A Inglaterra abriu caminho ontem para legalizar o casamento de pessoas do mesmo sexo. O projeto do governo David Cameron foi aprovado com ampla maioria em seu primeiro teste na Câmara dos Comuns: 400 votos a 175. 

A proposta dividiu o Partido Conservador do primeiro-ministro, que sofreu duras críticas de aliados tradicionalistas e da Igreja Anglicana. Ele não participou do debate no Parlamento para tentar esfriar a crise na legenda.

O texto ainda pode sofrer mudanças e terá que passar por outra votação, e só vai virar lei se também for aprovado na Câmara dos Lordes. Mesmo assim, a votação de ontem foi considerada histórica por representantes do governo e da oposição, por ativistas do movimento gay e pela imprensa. Cerca de 140 conservadores, mais da metade dos presentes, teriam votado contra a proposta.

Longe da tribuna, Cameron disse a emissoras de TV que a aprovação do casamento de homossexuais vai fortalecer a sociedade britânica. “Os gays também devem poder se casar. É uma questão de igualdade, mas também é algo que vai tornar a nossa sociedade mais forte. É um grande passo à frente para o nosso país”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário