sábado, 30 de março de 2013

Preço de medicamento aumentará a partir deste sábado em todo o Brasil


Foto: DivulgaçãoA partir deste sábado ocorrerá um aumento no valor dos remédios de todo o Brasil. O reajuste acontece de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), levantado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre março de 2011 e fevereiro de 2013, que resultou em 6,31%.
Embora o valor a ser praticado ainda não tenha sido definido, espera-se que a CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão do governo que autorizou o aumento, determine o valor máximo ao consumidor nos próximos dias. De acordo com especialistas, por mais que seja compreensível para as empresas aumentar o preço dos seus produtos, deve-se considerar que isso dificultará ainda mais o acesso da população a esses medicamentos.
Portanto, alguma medida deve ser tomada para que isso não aconteça. Tendo em vista o agravamento dessa necessidade da população, economistas sugerem que a cobrança do PIS, do Cofins e do ICMS seja cessada, pois com base em simulações realizadas, percebe-se que os remédios poderiam ficar até 27% mais baratos. 
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário