terça-feira, 9 de abril de 2013

Estudo liga bactéria a doenças provocada pelo consumo de carne



Pesquisadores americanos descobriram que uma bactéria existente no corpo humano pode ser responsável pela relação entre o consumo excessivo de carne vermelha e doenças do coração.


Pesquisadores americanos descobriram que uma bactéria existente no corpo humano pode ser responsável pela relação entre o consumo excessivo de carne vermelha e doenças do coração. O estudo foi publicado na revista Nature Medicine - uma das mais respeitadas pela comunidade científica internacional.
Os pesquisadores acompanharam quase 2.600 pessoas. Dois grupos foram estudados: os vegetarianos e as pessoas que comem carne.
Os cientistas queriam descobrir o papel de uma determinada substância nas doenças do coração: a carnitina, que é  produzida pelo próprio corpo em pequenas quantidades. E é encontrada também na carne vermelha, em bebidas energéticas e em suplementos vendidos em lojas de vitaminas.
Segundo o estudo, quando a carne é ingerida, bactérias naturais do intestino se alimentam da carnitina. E fabricam OTMA, uma substância que pode provocar o entupimento das artérias do coração.
Quanto mais carne a pessoa consumir, mais dessas bactérias ela terá no organismo, que vão produzir ainda mais OTMA. A substância foi encontrada em níveis baixos nos vegetarianos.
O estudo sugere que a gordura da carne, sozinha, não seria capaz de fazer tanto mal ao coração. Os pesquisadores, agora querem desenvolver um medicamento que possa controlar as bactérias e evitar doenças cardíacas.
O doutor Stanley Hazen, que coordenou o estudo, diz que níveis elevados de OTMA aumentam o acúmulo de colesterol nas artérias e diminuem a  capacidade do organismo de se livrar dessa gordura ruim.
Mas ele também avisa: a pesquisa não diz que a carne seja totalmente prejudicial. Afinal, ela tem proteína e vitamina B, essenciais para a nossa saúde
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário